O que eu sinto é Tristeza ou Depressão ?

A depressão tem alguns sintomas que muitas vezes passam despercebidas, não só por quem sofre da doença, mas também por familiares e, pode ser confundida com tristeza.

Se você sente uma tristeza sem causa aparente, sensação de que a vida perdeu a graça, uma angústia inexplicável, se levantar da cama torna-se um grande martírio, tem apresentado desinteresse por atividades que antes lhe davam prazer, ganho ou perda de peso consideráveis, episódios de cansaço em vários momentos do dia, se ao pensar em sair de casa tem a mesma sensação de estar indo para a forca, vontade de se isolar, tem pensamentos e sentimentos de : Fracasso, Culpa, Vontade de não viver, ideias suicidas, medo, insegurança, desesperança, desamparo e vazio. Procure um Psicólogo ou um Médico! Você pode estar com depressão.

A depressão tem alguns sintomas que muitas vezes passam despercebidas, não só por quem sofre da doença, mas também por familiares e, pode ser confundida com tristeza. Ficar atento aos seus sintomas é importante, pois possibilita um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz.

A tristeza faz parte da vida psicológica do ser humano . Geralmente ficamos tristes por motivos externos, tais como : perdas, situações traumatizantes, notícias ou acontecimentos desagradáveis,etc. ou por estímulos internos : como por exemplo, recordações negativas. Uma das principais diferenças entre tristeza e depressão é que quando o indivíduo está triste ele consegue manter sua rotina normalmente – trabalhar, estudar, namorar ... – A tristeza geralmente é passageira e pode estar atrelada a fatos identificáveis.

O diagnóstico preciso de depressão só pode ser feito por um Psiquiatra ou um Psicólogo. Não existe um exame para diagnosticar essa doença, sendo assim o primeiro passo será o médico descartar a possibilidade do sintoma ser ocasionado por doenças físicas, como o hipotireoidismo e anemia, cujos sintomas são parecidos. No entanto, a presença de tristeza sem motivo, perda de prazer e mais três dos outros sintomas citados no início do artigo, indica que é hora de procurar ajuda profissional.

A depressão é uma desordem química no cérebro. É certo também que esse desarranjo tem fatores genéticos. Há quem diga que os genes são de longe o fator de risco mais importante. Na massa cinzenta do deprimido as moléculas responsáveis pelo bem-estar estão em constante baixa - ao contrário das demais pessoas.

Segundo a Organização Mundial de Saúde ( OMS)a doença já está entre as 4 principais causas de incapacitação para o trabalho. Cerca de 340 milhões de pessoas no mundo tem depressão. O cenário é tão grave que estima-se que em vinte anos a depressão ocupará o segundo lugar no ranking dos males que mais matam, perdendo somente para as doenças cardiovasculares. A depressão já é considerada um problema de saúde pública. No Brasil já são 17 Milhões de pessoas com a doença.

Outro dado que assusta os pesquisadores é que a depressão em casos extremos pode levar ao suicídio. Na última pesquisa apresentada pela OMS os dados são alarmantes. Um estudo indicou que 850.000 pessoas morrem por ano devido a doença .

Quem sofre de depressão não consegue melhorar sem ajuda profissional. As drogas tentam reequilibrar as substâncias em desequilíbrio no cérebro e a Psicoterapia contribui para acelerar o processo de recuperação e também fornece competências e ferramentas ao paciente para ajuda-lo a vencer a doença, como também evitar a reincidência .

A boa notícia é que, com tratamento médico e Terapia 70% dos pacientes se curam! Como disse sabiamente nosso querido Drummond : “ A dor é inevitável. O sofrimento é opcional”

Flávia Freitas